segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DinoZone



DinoZone é uma linha japonesa de brinquedos transformáveis lançado pela BANDAI em meados de 1999. Depois do sucesso alcançado por Beast Wars (Hasbo, EUA e Takara, Japão - 1996), a BANDAI resolveu seguir o embalo e lançou uma linha com a temática de dinossauros (na verdade apenas fósseis).

Como de praxe, foi produzida uma série animada para alavancar as vendas dos brinquedos. Também conhecida como "DinoZaurs: The Series" e "Prehistoric Warriors". A animação foi produzida pela Sunrise e contou com nomes conceituados da indústria de animes, como Hiroaki Takajima (Escaflowne) e Kunio Okawara (Gundam e Gatchaman). Porém, mesmo com a produção de alto escalão e apoio da BANDAI, a série animada deixa muito a desejar.

A série é uma mistura da animação tradicional 2D com modelos 3D mal trabalhados, deixando a estética do anime horrível.

A história do anime também não ajuda muito: ela tenta jogar outra teoria para a extinção dos dinossauros na Terra. Além dos dino robôs a série tem os personagens humanos, que são aquela molecada de sempre (e que o protagonista é o "escolhido" para salvar o mundo). Ou seja, os mesmos clichês de sempre. Isso não me surpreende, já que a série é feita para tentar agradar o maior número de espectadores (tanto o público oriental quanto o ocidental), sendo a maior parte (é claro) as crianças.

No total foram produzidos 26 episódios para TV e mais 5 OVAs (Original Vídeo Animation, apenas em DVD). No Brasil a série foi trazida pela SABAN e transmitida pela FOX KIDS em 2001 - 2002, porém teve pouca divulgação. A Globo chegou a colocá-la no ar também, porém em horários aleatórios e nunca chamou a atenção do público.

O ponto alto são os brinquedos. Muitos são bem interessantes, apesar de terem um padrão shell-former, mesmo assim possuem uma estética interessante e um bom nível de articulação. Infelizmente os brinquedos nunca foram lançados no Brasil.

Nenhum comentário: